sexta-feira, 5 de junho de 2009

Endurance-Info: As perspectivas do Team Oreca-Matmut AIM







O site ENDURANCE-INFO fez uma análise de cada equipe da classe “LMP1” para a prova tradicional, trazendo suas reais possibilidades. Segue o texto referente à equipe ORECA, do piloto brasileiro Bruno Senna:
A equipe Oreca vive um momento muito diferente daquele do último ano, quando retornava à classe “LMP1”. Para este ano, o time francês deu um salto muito grande, desenvolvendo um novo pacote aerodinâmico no Courage-Oreca LC 70, batizado de ORECA 01. Tudo ou quase tudo foi modificado. No final de 2008, a equipe de Hugues de Chaunac trocou os motores Judd pelos propulsores AIM, o que implicou no redimensionamento das suspensões do carro, além de modificações eletrônicas. Concomitantemente, o time desenvolveu em seu túnel de vento um novo pacote aerodinâmico. O resultado do trabalho duro foi um belo carro, inspirado nas tendências aerodinâmicas atuais do Porsche RS Spyder e do Acura ARX-01b.
O ORECA 01, primeiro protótipo totalmente desenvolvido pela Oreca, ficou pronto apenas no final de abril, fazendo sua estréia em competições nos 1000 km de Spa-Francorchamps no mês seguinte. Tal como em 2008, o calendário muito apertado inviabilizou a realização de um número maior de testes com o novo chassis, mormente, pelo fato da equipe ter de reconstruir um carro novo para as 24 Horas de Le Mans, após a forte batida de Bruno Senna no circuito belga.
Assim, o novo ORECA 01 irá para Sarthe com algumas incógnitas: a exploração de um novo carro com pouca quilometragem em comparação aos rivais e a confiabilidade que ainda não é perfeita. No início da Le Mans Series, um dos protótipos antigos abandonou a corrida de Barcelona com problemas na caixa de câmbio. Felizmente, apesar de enfrentar problemas na qualificação, a segunda etapa da LMS foi mais positiva sob o ponto de vista da confiabilidade, sem percalços na corrida. A equipe também possui aspectos que merecem destaque. O primeiro deles é, certamente, o nível de competitividade. Em Barcelona, mesmo sem o novo pacote aerodinâmico, o # 11 de Panis / Lapierre ameaçou o líder da corrida antes de abandonar com problemas mecânicos, enquanto o # de 10 de Senna / Ortelli terminou no pódio. Em Spa, o # 11 ocupava o segundo posto antes de envolver-se em um toque com um retardatário. Depois, a forte batida do # 10 de Bruno Senna provocou uma bandeira amarela e custou o terceiro lugar do #11que ficou preso atrás do safety car
No desempenho puro, o ORECA 01 tem demonstrado capacidade de lutar diretamente com os carros da Pescarolo e com os Aston Martin da equipe oficial. O carro apresenta um bom desempenho aerodinâmico, fruto dos trabalhos no túnel de vento do time francês. No entanto, o motor V10 AIM não tem o mesmo desempenho dos V12 a diesel. E num circuito com retas longas como é o caso de Sarthe, sem dúvida os propulsores são fundamentais. Assim, será difícil para a Oreca acompanhar o ritmo dos Audi R15 TDi e dos Peugeot 908 HDi-FAP.
Com relação aos pilotos, Hugues de Chaunac manteve Olivier Panis, Nicolas Lapierre, Stephane Ortelli e Soheil Ayari (o último voltará para a disputa da prova tradicional).
Panis e Lapierre formam uma dupla fortíssima. O ex- F1 e seu jovem parceiro tiveram uma boa temporada de estréia na classe LMP1 ano e demonstraram um alto nível de competitividade no início da atual temporada. Eles contarão com a presença de Soheil Ayari ao volante do # 11, o qual fará a sua oitava participação em Le Mans.
O # 10 contará com o experiente piloto monegasco Stéphane Ortelli, o qual já teve sucesso em Le Mans com a Porsche no ano de 1998, além de experiências com Audi e Bentley. Seu parceiro Bruno Senna fará a estréia em Sarthe. O brasileiro apresentou um desempenho surpreendente em Barcelona, aliando velocidade e uma boa gestão no tráfego intenso. Seu potencial foi confirmado em Spa com uma ótima qualificação e com uma sólida corrida de recuperação até escapar e bater forte na parte final da corrida. O terceiro piloto será o português Tiago Monteiro que está no WTCC por várias temporadas, competindo pela Seat que conta com o suporte técnico da Oreca. O português andou em Le Mans em duas oportunidades com um Viper, mas fará sua estréia com protótipos. Tiago teve pouco período para se adaptar ao novo carro, mas seu espírito guerreiro deverá ajudar, basta lembrar que, mesmo com a modesta Midland, na Fórmula 1, ele bateu o recorde de completar as corridas consecutivamente.
Portanto, o esquadrão da equipe Oreca reúne pilotos experientes, jovens e talentosos, os quais terão um desafio: conquistarem boas colocações na segunda temporada da equipe na classe LMP1, para quem sabe visarem a vitória em um futuro próximo.

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